Apenas 1,8% dos mineiros são doadores regulares.
A Hemominas divulgou nesta quinta-feira (16), um dado muito preocupante para os bancos de sangue do Estado de Minas Gerais.
De acordo com a assessoria de Captação de Cadastro da fundação Hemominas, os bancos de sangue do Estado estão operando com apenas 32% de sua capacidade, sendo que a queda do tipo O-Positivo ultrapassa 50%.
Com o estoque de sangue baixo, pode afetar a realização de cirurgias e tratamentos necessários, além de colocar em risco a vida de pacientes.
Segundo o Analista de Captação de Cadastro da Hemominas, Thiago Sindeaux, é preciso ficar atento as mudanças recentes para realizar a doação, confira:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos de idade – jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior
- Pesar mais de 50 kg
- Estar bem descansado no momento da doação
- Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue
- Não ter tido hepatite após os 11 anos
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Os homens podem realizar 6 doações em um período de 12 meses, e as mulheres 3 doações em um período de 12 meses, com intervalo de 90 dias.