SUL DE MINAS TEM MAIS UMA MORTE POR DENGUE

A primeira morte foi em Monte Belo, que pertence à regional de saúde de Alfenas, e o segundo óbito foi em Arceburgo.

Na semana que antecede o carnaval, as notícias não são motivo de alegria para a região, a Secretaria de Estado de Saúde – SES MG registrou a segunda morte causada por dengue, aqui no Sul de Minas, desta vez, na cidade de Arceburgo.

Segundo a SES-MG, um homem, entre 80 e 89 anos, apresentou os sintomas no dia 13 de janeiro e a morte foi notificada no dia 18 de janeiro.

Lembrando que a primeira morte, foi confirmada em Monte Belo, cidade que pertence à Regional de Saúde de Alfenas. A vítima foi uma mulher de pouco mais de 70 anos.

Em Alfenas a situação, não inspira segurança. De acordo com o boletim epidemiológico, Alfenas teve 50 casos prováveis só no mês de janeiro. Em dezembro, Alfenas registrou mais de 200 casos prováveis da doença. Ao todo, foram confirmados 230 casos em 2023. Confira nos links abaixo.

Uma moradora da rua Ministro Salgado Filho, no Bairro Aparecida, que pede para não se identificar, reclama que todos os dias mata mosquitos em sua casa. Ela adianta que verifica calhas e reservatórios de sua residência semanalmente. Ela questiona se outros moradores do bairro, que além de populoso tem um alto índice de idosos, fazem o mesmo ritual. “Estou cansada de fazer a minha parte. E os outros, será que fazem o mesmo? Além disso, os técnicos relatam que o mosquito percorre distâncias, como fica o lixo acumulado em terrenos baldios? As margens de córregos e as caçambas cheias de lixo nos bairros? Quem fiscaliza tudo isso?”, questiona a morada do bairro Aparecida de Alfenas.

Já são 6 mortes em Minas Gerais e mais de 36 mil casos confirmados de dengue. Conforme a SES-MG, há ainda outros 56 óbitos em investigação.

Nesta semana, o Sul de Minas registrou aumento de 78% no número de casos da doença. Conforme a SES-MG, a região tem 4.470 casos prováveis da doença.

Fontes:

https://www.saude.mg.gov.br/images/1_noticias/05_2024/04-jan-marc-abril/29-01-BO_ARBO307.pdf

https://saude.mg.gov.br/aedes/painel

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-01/minas-gerais-confirma-segunda-morte-por-dengue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *