O perfil de Instagram do prefeito está cheio de seguidores fake. Além disso, vários números com DDI +62, pertencentes a Indonésia, estão entrando nos grupos de whatsapp para pedir voto ao candidato do PT.
Está circulando pelas redes sociais, prints de whatsapp em que a foto de perfil dos números é a foto de campanha dos candidatos do PT. Esses números possuem Discagem Direta Internacional (DDI) pertencentes a Indonésia (+62). Segundo relatos, esses perfis estão utilizando da técnica de disparos em massa de propaganda do candidato do PT.


Disparo em massa no WhatsApp é quando uma mesma mensagem é enviada para um grande número de pessoas ao mesmo tempo, de forma automatizada. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “É vedado fazer propaganda por meio de disparo em massa de mensagens instantâneas sem consentimento da pessoa destinatária ou a partir da contratação expedientes, tecnologias ou serviços não fornecidos pelo provedor de aplicação e em desacordo com seus termos de uso.”, segundo Resolução 23.610/2019 do TSE.
Essa ação criminosa pode ser denunciada através do link Denúncia eleitoral – disparo em massa WhatsApp — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br) .
AMEAÇA SE PERDER?
Um dos perfis de whatsapp, inclusive, ameaça que “se nao votar no fabio amanha vai ter, estamos de olho. Se preparem o coro vai comer, ta avisado”

SEGUIDORES FAKE
O perfil de Instagram do Prefeito Fábio (PT) está repleto de seguidores fake, supostamente criado para dar a falsa impressão de popularidade do candidato. Isso ocorre através da compra de seguidores, para impulsionar um perfil com seguidores. Em alguns casos, os seguidores fake interagem com curtidas e comentários, realizados de forma automatizada, para dar engajamento às postagens do perfil. Confira, abaixo, alguns dos seguidores fake do candidato à reeleição, Fabinho do PT.


