SOB FABIO (PT), EDUCAÇÃO, EMPREGO E SAÚDE DERRETEM

Segundo índices oficiais do governo federal, de 2021 para 2023, Alfenas caiu em índices de educação, fechou postos de trabalho, faltam remédios fornecidos pela prefeitura para a população carente, carros da saúde parados por falta de combustível, e dívida com o Hospital Alzira Velano continua.

EDUCAÇÃO – PIORA NO ENSINO E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS

Segundo dados oficiais divulgados pelo Ministério da Educação do governo federal, Alfenas perdeu posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Em 2021, antes do prefeito Fábio assumir a Prefeitura de Alfenas, o município apresentava um índice de 5,8, em 10, para o IDEB. Já em relação ao SAEB, Fábio assumiu a cidade com um índice de 269,15, mas, em 2023, esse índice caiu para 245,79, demonstrando que os alunos alfenenses tiveram uma queda do aprendizado.

EMPREGOS – ALFENAS LIDERA NO FECHAMENTO DE POSTOS DE TRABALHO, ENQUANTO CIDADES DA REGIÃO ESTÃO ENTRE AS QUE MAIS GERARAM EMPREGOS

Já em relação a geração de empregos, Alfenas foi um desastre. A cidade está na lanterna da região, para o mês de junho, apresentando um saldo negativo de 97 postos de trabalho, o que significa quase 100 demissões a mais do que contratações no período. Entretanto, cidades da região como Varginha, Pouso Alegre, e até cidades menores do que Alfenas, como Campo do Meio e Juruaia, estão entre as que mais criaram vagas de emprego, conforme ilustrado abaixo:

Quando leva-se em consideração o primeiro semestre deste ano, Alfenas sequer aparece no ranking das 10 cidades que mais geraram empregos, enquanto que 7 cidades da região aparecem nesse ranking como as maiores geradoras de empregos:

SAUDE NA UTI – FALTAM REMÉDIOS E DÍVIDA COM ALZIRA VELANO NÃO É PAGA

Nos últimos dias, o NF noticiou matérias que demonstram a precariedade que se encontra o sistema de saúde de Alfenas. Um dos exemplos é a falta de remédios, inclusive os básicos, para a população carente. Nem mesmo as ordens judiciais para fornecimento de remédios estaria, supostamente, sendo cumpridas, conforme matéria SAÚDE DE ALFENAS NÃO TEM REMÉDIO – Notícias de Fato (noticiasdefato.net).

Outra notícia triste da saúde de Alfenas veiculada recentemente pelo NF, foi sobre os pacientes de câncer que perderam tratamento porque a Prefeitura de Alfenas não estava em dia com fornecedores, o que impediu que os veículos que transportariam os passageiros seguisse viagem, conforme trazido na matéria TRANSPORTE DA SAÚDE PARA POR FALTA DE PAGAMENTO – Notícias de Fato (noticiasdefato.net).

Também, Alfenas viveu uma epidemia de dengue, com hospitais e postos de saúde lotados. A Prefeitura de Alfenas agiu tardiamente para abrir, no ambulatório Dr. Plínio, um hospital de campanha com o objetivo de desafogar o pronto socorro dos hospitais.

POUSO ALEGRE, EXEMPLO A SER SEGUIDO

Em 2016 a população de Pouso Alegre vivia o mesmo caos na cidade, que a população de Alfenas vive hoje. Sob o governo de Agnaldo Perugini (PT), a cidade sofria com falta de medicamentos, bairros sem cuidado, estradas rurais em péssima condição de circulação, ruas esburacadas ou com asfalto ‘casca de ovo’, prefeitura endividada e, consequentemente, falta de assistência social aos mais necessitados por parte do governo petista.

Entretanto, esse cenário mudou por completo, quando a cidade elegeu um prefeito mais alinhado com a direita, Rafael Simões, à época no PSDB. De lá para cá, Pouso Alegre tem se destacado na ampliação de infraestrutura, do sistema de saúde, do sistema de educação, os serviços prestados pela prefeitura deixaram de ser lentos e passaram a ser rápidos e efetivos, e a cidade tem se destacado fortemente na atração de indústrias e, consequentemente, na geração de empregos, conforme relata o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, ao portal G1, e reproduzido pelo site da Universidade de Alfenas (UNIFAL): “Em Minas Gerais, a cidade de Pouso Alegre ficou entre as 9 cidades que mais geraram emprego.”(Acesse a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12314218/).

Em Alfenas, o sentimento de mudança é visto nas movimentações políticas locais. Na última semana, o segundo colocado nas pesquisas, Amadeu Peloso (PL), e o terceiro colocado, Jaime Daniel (União Brasil), se reuniram, e fecharam o apoio de Jaime Daniel à candidatura de Amadeu Peloso e Toninho Munhoz. Esse movimento ocorre com os anseios de mudança na política da cidade, tanto pelos apoiadores de Amadeu, como pelos apoiadores de Jaime, para somar forças e tirar do poder o grupo político petista que, até então, estavam em primeiro lugar nas pesquisas.

Assim que Jaime Daniel formalizou apoio a Amadeu Peloso, petistas começaram a atacar ambos, tanto à honra pessoal, quanto com fake news. Pela cidade o sentimento é que os ataques são tentativas desesperadas de não deixar que o grupo petista saia do poder, e os que proferem ataques, percam as duas ‘tetas’ em cargos comissionados ou contratos com a prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *